A proveniência dos acervos bibliográficos é, muitas vezes, negligenciada e, frequentemente, ignorada pelas bibliotecas. Excetuando-se algumas bibliotecas que dispõem de acervos antigos e/ou raros, em geral, esse tipo de informação não é anotado em nenhuma área do registro. No entanto, conhecer a origem dos materiais que compõem os seus acervos pode impactar significativamente o valor cultural, intelectual e histórico de uma determinada obra e/ou coleção.
No campo das Artes, a qualidade da proveniência de uma obra de arte pode fazer uma diferença considerável no seu valor artístico e cultural. Essa qualidade é julgada pelo grau de certeza da origem, pelo status do antigo proprietário enquanto colecionador e pela força das evidências comprobatórias de que tal objeto não é fruto de exploração ilegal . (PROVENANCE, 2020).
A partir do seu desenvolvimento no campo das Artes, a proveniência e a pesquisa de proveniência passaram a ser utilizadas em outros campos do saber, como a Arqueologia, a Arquivologia, a Ciência da Computação e a Biblioteconomia, entre outros, com sentidos semelhantes.
Na Biblioteconomia, os estudos relativos a proveniência, ou procedência, estão relacionados, em geral, à propriedade de exemplares individuais de livros. Da mesma forma, esse tipo de pesquisa está, em geral, associado a um tipo particular de material bibliográfico: o livro raro e/ou antigo.
De maneira simplificada, podemos dizer que a proveniência de uma obra pode ser entendida, portanto, como a história de sua posse e uso, em geral associada a pessoas físicas (colecionadores, proprietários particulares) ou jurídicas (bibliotecas e instituições).
Referências:
BERMAN, A. Why it matters who owns Arts? In: THE IRIS: behind the scenes at the Getty. Arts & Archive. 2020.
MIRANDA, T. C. P. R. Decifra-me ou devoro-te! O universo das proveniências e suas leituras. In: MARCAS DE PROVENIÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS: LOCALIZAR, CLASSIFICAR E DESCREVER, Mafra, 2016. [S.l. : s.n.], 2017. 1 vídeo (39 min.). Publicado pelo canal CIDEHUS.
PROVENANCE. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. 2020.