Sobre o Aplicativo

O Aplicativo de Reconhecimento de Marcas de Proveniência (app) integra, juntamente com o Repositório de Marcas de Proveniência, o Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência.

Clientes poderão utilizar o aplicativo para capturar imagens de diferentes marcas e consultar no Repositório de Marcas de Proveniência se existe marca compatível já catalogada. Esta compatibilidade é processada num servidor web que compara cada imagem capturada com as marcas de proveniência disponíveis no Repositório. O resultado da busca apresenta um ranking contendo as 10 imagens que apresentam maior similaridade com a imagem pesquisada. A partir dos resultados, o usuário determina qual imagem quer visualizar e o app o redireciona para o Repositório, na página do registro da imagem da marca correspondente.

O reconhecimento das marcas está sendo implementado e testado com diferentes algoritmos de detecção de características, dentre os quais destacamos o Oriented FAST and rotated BRIEF (ORB). (RUBLEE et al., 2011).

Almeja-se, futuramente, ampliar o alcance do o app, tornando-o capaz de reconhecer uma marca de proveniência por fotografia digital, realizando busca não só no Repositório de Marcas de Proveniência, mas também em outros catálogos de marcas de proveniência que adotam padrões de intercâmbio de registros, tornando-se ferramenta de apoio na identificação de proprietários e na promoção de conexões entre exemplares dispersos em diferentes coleções pelo mundo.

O app encontra-se em fase de implementação; pretende-se disponibilizar ao público até dezembro de 2020.