Recursos audiovisuais

Caçadora de Exlibris: o objetivo deste canal é divulgar, colaborar e compartilhar esse universo de pequenas obras de arte que estão em bibliotecas, museus e colecionadores de arte: os ex-libris.


Projeto A Eloquência do Livros: marcas de proveniência bibliográficas, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Estudos sobe Patrimônio Bibliográfico e Documental, coordenado pelo Prof. Fabiano Azevedo (UFBA).


V Encuentro Nacional de Instituciones con Fondos Antiguos y Raros, promovido pela Biblioteca Nacional Mariano Moreno (Argentina), tem como tema “Abordaje bibliográfico y patrimonial desde las marcas de procedencia”. O evento ocorre de forma on-line, entre os dias 26 e 30 de abril de 2021.


Ciclo de palestras As Marcas de Proveniência e a Cultura Material, promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental (UNIRIO), Projeto de Pesquisa A Eloquência dos Livros: Marcas de Proveniência Bibliográfica (UNIRIO); Consortium of European Research Libraries (CERL); The Oliveira Lima Library e Biblioteca de Manguinhos/FIOCRUZ. O evento ocorreu de forma on-line, no mês de outubro de 2020.


Encontro Institucional Marcas de Proveniência Bibliográficas: localizar, classificar e descrever, desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “O Palácio Nacional de Mafra: levantamento e divulgação de proveniências francesas (secs. XV-XVIII), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. O evento ocorreu no Palácio Nacional de Mafra, em Portugal, entre os dias 2 e 3 de junho de 2016.


Seminário: Marcas de proveniência bibliográfica como rastros de memória: identificação e pesquisa, Biblioteca de Manguinhos, Fiocruz.
Vídeo que acompanha a exposição “A vida privada dos livros da Biblioteca da Reserva do CRAI”.
Testemunhos materiais de censura na gestão de coleções bibliográficas especiais: preservação e difusão, Ana Virginia Pinheiro
La encuadernación en época de los primeros impresos, Antonio Carpallo Bautista
Las marcas de procedencia en la historia del libro: arqueología de los recuerdos, Fabiano C. de Azevedo.
Improntas al fuego. Tras la huella de procedencias coloniales, Mercedes Salomón Salazar.