Projetos

Glossário Ilustrado de Marcas de Proveniência

Propõe a elaboração de um glossário ilustrado de tipos de marcas de proveniência bibliográfica..

O projeto encontra-se registrado no Sisproj/FURG sob o código PESQ-1643, e dá continuidade ao projeto PESQ-1502, o qual foi desenvolvido entre os meses de janeiro de junho de 2021 e constituiu a primeira fase da proposta, possibilitando identificar as fontes, selecionar os termos (corpus inicial) e dar início à criação dos registros.

A fase 2, que ocorre de julho de 2021 a agosto de 2022, tem como metas finalizar o registro dos dados, tornar o Glossário público (disponível para consulta na Internet) e ampliar o corpus inicial.

As duas primeiras metas da fase 2 foram concluídas e, em 22 de outubro de 2021, o Glossário foi disponibilizado ao público. Prosseguimos, a partir daí, na ampliação do corpus inicial.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GLOSSÁRIO.

Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos

Este projeto propõe a criação de um Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos. O Sistema será composto de um Repositório de dados on-line, um Aplicativo móvel (app) e um servidor de aplicação web para processamento de imagens.

O projeto está registrado no Sisproj/FURG sob o código PESQ-1664, e dá continuidade aos projetos PESQ-1069 (2019) e PESQ-1268 (2020), os quais constituíram as duas primeiras fases do estudo.

O Repositório possibilitará que usuários de diferentes instituições registrem imagens fotográficas de suas marcas, consultem e colham metadados de imagens de marcas disponibilizadas por outros usuários do Sistema. O Aplicativo será utilizado exclusivamente para reconhecimento das imagens de marcas de proveniência registradas no Repositório.

Contexto, Situação e Perspectivas dos Acervos Bibliográficos Raros Pertencentes às Bibliotecas Universitárias Gaúchas

Esta pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2017 e 2019, buscou mapear os acervos bibliográficos raros pertencentes às bibliotecas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar a maneira como se deu a formação destas coleções e perceber como estes acervos se encontram na atualidade em relação aos seguintes aspectos: tratamento técnico, estado de conservação, medidas de preservação, disponibilidade e acesso.

Os resultados da pesquisa foram apresentados em eventos científicos e publicados em acesso aberto.

Organização da coleção de manuscritos da Biblioteca da SUPRG

Este projeto de extensão, realizado em parceria com a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), foi desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020.

Possibilitou a organização de um conjunto de manuscritos datados de 1869 a 1919, pertencentes à Biblioteca da SUPRG. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a higienização mecânica, leitura técnica, catalogação, inserção de dados na base local e acondicionamento de 365 documentos. A próxima etapa a ser realizada é a digitalização dos documentos.

Documentos separados e organizados por espécie. Créditos: Heytor Diniz Teixeira (2018).

Programa Memória Biblio: memória institucional do curso de Biblioteconomia da FURG

O Programa Memória Biblio, iniciado em 2014, busca realizar uma série de ações no sentido de resgatar a memória do curso de Biblioteconomia da FURG.

Os resultados destas ações vem sendo sistematizados e divulgados em eventos, e-book e no site do Curso de Biblioteconomia.

Esta iniciativa pretende promover o amplo conhecimento das atividades desenvolvidas pelo curso de Biblioteconomia da FURG, incentivando o fortalecimento de sua identidade coletiva, além de contribuir para a preservação da memória da Biblioteconomia brasileira.