Sobre o projeto

O projeto Glossário Ilustrado de Marcas de Proveniência tem suas origens nos debates empreendidos pelos integrantes do GEPIM envolvidos com pesquisas sobre a temática da proveniência, a partir dos quais evidenciou-se a necessidade de esclarecer o que são marcas de proveniência e que tipos de marcas podemos encontrar nos materiais bibliográficos. Igualmente, percebeu-se a importância da realização de um trabalho que contribuísse na consolidação da terminologia especializada, tendo em vista a escassa bibliografia sobre o tema disponível em língua portuguesa.

A pesquisa visou, portanto, a elaboração de um glossário ilustrado de tipos de marcas de proveniência bibliográfica e a sua publicação em acesso aberto.

A fase 1 da proposta, desenvolvida entre os meses de janeiro e junho de 2021, teve como metas identificar as fontes, selecionar os termos (corpus inicial) e dar início à criação dos registros.

A elaboração do glossário teve como base a revisão bibliográfica e documental em fontes nacionais e estrangeiras. A seleção dos conceitos que constituem o corpus inicial do Glossário baseou-se em duas fontes estrangeiras: a Liste hiérarchisée de termes relatifs aux marques de provenance portées sur les livres (Lista hierárquica de termos relativos a marcas de proveniência em livros, elaborada pela associação francesa BiblioPat) e o T-Pro: Thesaurus der Provenienzbegriffe (T-Pro: tesauro de termos de proveniência, desenvolvido pela Biblioteca Estadual de Berlim, Alemanha). A lista inicial abrangeu 122 termos/conceitos.

Os termos selecionados apresentam a seguinte estrutura: a) conceito; b) equivalentes do termo em língua inglesa, espanhola e francesa; c) relações entre os termos; d) remissivas; e) imagem associada ao termo; f) descrição da imagem; g) fontes consultadas.

A fase 2, que ocorre de julho de 2021 a agosto de 2022, tem como metas finalizar o registro dos dados, tornar o Glossário público (disponível para consulta na Internet) e ampliar o corpus inicial. As duas primeiras metas da fase 2 foram concluídas e, em 22 de outubro de 2021, o Glossário foi disponibilizado ao público. Prosseguimos, a partir daí, na ampliação do corpus inicial.

Se você tem sugestões de termos para acrescentar no Glossário, indicações de correções e/ou melhorias, entre em contato conosco pelo e-mail gepimfurg@gmail.com, ou, se preferir, utilize o formulário de contato.

Para a construção do Glossário Ilustrado de Marcas de Proveniência, utilizamos o software Tesauro Semântico Aplicado – THESA, de acesso aberto, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).