Sobre o Projeto

O Projeto de Pesquisa em Proveniência Bibliográfica teve seu início no ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Propõe, dentre outras ações, o desenvolvimento de um Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência, o qual inclui um Repositório on-line, um Aplicativo móvel (app) e um servidor externo.

O Repositório foi idealizado de maneira a proporcionar um trabalho cooperativo entre pessoas e instituições interessadas em disponibilizar imagens relativas à proveniência de seus acervos e coleções. Para tanto, a colaboração deverá se dar a partir da adesão aos serviços propostos pelo Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência. A partir da concordância com os termos de uso do Repositório, a pessoa/instituição passa a integrar a rede de cooperação e terá um espaço próprio para disponibilizar a sua coleção de imagens.

O Aplicativo deverá ser utilizado exclusivamente para reconhecimento das marcas de proveniência depositadas no Repositório. 

A revisão teórica empreendida para dar sustentação à pesquisa, tem possibilitado identificar e definir as diferentes tipologias de marcas de proveniência. Além disso, tem fornecido subsídios para a elaboração de conteúdos que vem sendo socializados por meio de artigos, livros e apresentações. A produção científica decorrente deste projeto pode ser acessada na aba Produção Associada.

Espera-se, com o desenvolvimento desta pesquisa e a implementação do Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência:

a) colaborar na difusão de conhecimentos sobre o tema “marcas de proveniência” no âmbito da Biblioteconomia brasileira;

b) desenvolver o Repositório e o app, os quais ampliarão a capacidade de atuação dos profissionais envolvidos na gestão de acervos, possibilitando a criação de um banco de dados nacional;

c) colaborar na recuperação e na manutenção do patrimônio documental brasileiro.