
Glossário Ilustrado de Marcas de Proveniência
O projeto teve início em janeiro de 2021 e propôs a criação de um glossário ilustrado de tipos de marcas de proveniência bibliográfica.
A 1ª fase ocorreu entre os meses de janeiro e junho de 2021, e possibilitou identificar as fontes, selecionar os termos (corpus inicial) e dar início à criação dos registros.
A 2ª fase ocorreu de julho de 2021 a setembro de 2022, e teve como metas finalizar o registro dos dados, tornar o Glossário público (disponível para consulta na Internet) e ampliar o corpus inicial. Em 22 de outubro de 2021, o Glossário foi disponibilizado ao público: ACESSE O GLOSSÁRIO.
A 3ª fase ocorrerá entre outubro de 2022 e setembro de 2023, e tem como metas dar continuidade na identificação de termos para acrescentar no Glossário, bem como viabilizar a sua instalação em servidor local da FURG.
O projeto está registrado no Sisproj/FURG sob os seguintes códigos: PESQ-1502 (1ª fase), PESQ-1643 (2ª fase), PESQ-2011 (3ª fase).
Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos
Este projeto propõe a criação de um Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos. O Sistema será composto de um Repositório de dados on-line, um Aplicativo móvel (app) e um servidor de aplicação web para processamento de imagens.
O Repositório possibilitará que usuários de diferentes instituições registrem imagens fotográficas de suas marcas, consultem e colham metadados de imagens de marcas disponibilizadas por outros usuários do Sistema. O Aplicativo será utilizado exclusivamente para reconhecimento das imagens de marcas de proveniência registradas no Repositório.
O projeto está registrado no Sisproj/FURG sob os seguintes códigos: PESQ-1069 (2019-2020); PESQ-1268 (2020-2021); PESQ-1664 (2021-2022), PESQ-2012 (2022-2023).
Formação da coleção de obras raras da Biblioteca Rio-Grandense: um olhar a partir das marcas de propriedade presentes no acervo
Propõe a identificação, catalogação, digitalização e disponibilização dos registros fotográficos digitais das marcas de propriedade presentes no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense em catálogo on-line, tendo por objetivo colaborar na recuperação da história da formação das coleções pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense. Esta iniciativa deverá integrar o Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos, projeto em desenvolvimento, o qual prevê a integração entre repositórios de imagens digitais e aplicativo de reconhecimento de imagens.
O projeto está registrado no Sisproj/FURG sob os seguintes números: EXT-1737 (1ª fase), EXT-1947 (2ª fase).
Contexto, Situação e Perspectivas dos Acervos Bibliográficos Raros Pertencentes às Bibliotecas Universitárias Gaúchas
Esta pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2017 e 2019, buscou mapear os acervos bibliográficos raros pertencentes às bibliotecas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar a maneira como se deu a formação destas coleções e perceber como estes acervos se encontram na atualidade em relação aos seguintes aspectos: tratamento técnico, estado de conservação, medidas de preservação, disponibilidade e acesso.
Os resultados da pesquisa foram apresentados em eventos científicos e publicados em acesso aberto.
Organização da coleção de manuscritos da Biblioteca da SUPRG
Este projeto de extensão, realizado em parceria com a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), foi desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020.
Possibilitou a organização de um conjunto de manuscritos datados de 1869 a 1919, pertencentes à Biblioteca da SUPRG. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a higienização mecânica, leitura técnica, catalogação, inserção de dados na base local e acondicionamento de 365 documentos. A próxima etapa a ser realizada é a digitalização dos documentos.

Programa Memória Biblio: memória institucional do curso de Biblioteconomia da FURG
O Programa Memória Biblio, iniciado em 2014, busca realizar uma série de ações no sentido de resgatar a memória do curso de Biblioteconomia da FURG.
Os resultados destas ações vem sendo sistematizados e divulgados em eventos, e-book e no site do Curso de Biblioteconomia.
Esta iniciativa pretende promover o amplo conhecimento das atividades desenvolvidas pelo curso de Biblioteconomia da FURG, incentivando o fortalecimento de sua identidade coletiva, além de contribuir para a preservação da memória da Biblioteconomia brasileira.